Arquitetura clássica “pré-fabricada”

Arqueólogos acabam de encontrar uma construção de cerca de 2.700 anos de idade que apresenta orientações de montagem inscritas em sua própria estrutura. O curioso edifício, uma espécie de precursor dos mobiliários do tipo “faça-você-mesmo”, foi achado na cidade de Satriano, antiga colônia grega no sul da Itália.

De acordo com as características arquitetônicas e decorativas do achado e o tipo de escrita encontrada nele, os especialistas estimam que sua construção remonta ao século VI a.C. Nessa época, a região onde fica Satriano era uma das colônias que formavam a chamada Magna Grécia, conjunto de assentamentos fundados por comerciantes gregos a partir do século VIII a.C.

Originalmente um templo ou um palácio, o prédio é composto por peças identificadas como “masculinas” e “femininas”, o que teria servido para orientar os encaixes da estrutura. Massimo Osanna, diretor do departamento de Arqueologia da Universidade de Basilicata, declarou ao periódico inglês Daily Telegraph que várias inscrições também se referem ao sistema de montagem do telhado do edifício.

Até o momento, cerca de 100 peças contendo essas identificações foram escavadas, revelando o que pode ser o primeiro exemplo de construção pré-fabricada da história.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *